domingo, 24 de outubro de 2010

007 RELACIONANDO-SE COM SEU PRÓXIMO

I Coríntios 12.12-27

12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. 14 O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. 15 Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 16 E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. 19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo. 21 O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” 22 Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, 23 e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, 24 enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, 25 a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. 26 Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. 27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

Edificando uns aos outros:

Qual é a vontade de Deus no campo dos relacionamentos? (que vivamos como família, que andemos na luz, que sejamos simples, etc.).

Os mandamentos recíprocos, como “amar uns aos outros” são instruções de como viver bons relacionamentos. Quais são alguns desses mandamentos? (orar uns pelos outros, admoestar uns aos outros, encorajar uns aos outros, perdoar uns aos outros, honrar uns aos outros).

Como podemos valorizar e respeitar nossos irmãos? (reconhecendo que precisamos do nosso irmão, que cada um tem o seu valor, que cada pessoa tem o seu limite, não se concentrando nas falhas, sabendo que mesmo com os limites somos habilitados a dar muito fruto).

O que você entende por “ter a iniciativa da comunhão”? (I João 1.7; Mateus 5.23-24; Mateus 18.15-17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário